“VISITA AO MOINHO”


No dia 7 de Outubro, pela manhã, conforme programado anteriormente, realizámos a visita de estudo ao moinho de água em Lamelas.
Nós, os mais crescidos deslocámo-nos a pé e os alunos do pré-escolar, foram transportados nas carrinhas. Para nossa segurança, fomos acompanhados por dois agentes da G.N.R. até ao local.
Quando chegámos ao local, a visita iniciou-se com os alunos do pré-escolar em pequenos grupos, porque não era possível entrarmos todos juntos, visto o moinho ser pequeno.
Chegada a nossa vez iniciámos a visita de estudo pelo interior do moinho. Verificámos que estava a moer milho e o senhor professor explicou-nos como é que funciona todo o seu mecanismo, assim como as tarefas do moleiro. Achamos todos os nomes interessantes e engraçados, pois nunca tínhamos ouvido tais.
Seguidamente, deslocamo-nos para o exterior onde observámos a levada, o tapume, um rodízio a funcionar com a força da água e outro parado a ser concertado.
Perguntaram-nos o nome do rio e onde desagua, ao que respondemos acertadamente que era o rio Balsemão e desagua no rio Varosa que por sua vez desagua no rio Douro.
Terminada a visita de estudo regressámos ao centro escolar pelo mesmo percurso.
  
                                                                                                Alunos do 4º ano /Turma B